sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Legislativas 2009

O PSD e o PS partiram para esta campanha, praticamente, empatados com cerca de 32%.
No entanto e contrariando algumas expectativas, o PS ganhou, segundo sondagens, um avanço já considerável (6 a 8%). Efectivamente, os media já nem falam em "quem ganha" mas sim "por quanto ganha". Esta vitória só vem comprovar que a Comunicação, o Marketing e a Imagem são, neste mundo em que vivemos, elementos fulcrais para alguém vencer o que quer que seja.
Manuela Ferreira Leite tem, a cada dia que passa, perdido eleitores. A sua imagem desgastada, a sua cara séria, sóbria mas pouco antipática não combinam com o conteúdo da mensagem. Tudo o que diz parece ser antigo, retrógrada, passado.
José Socrates muito mais activo, com uma imagem jovem (já foi mais), leve e sempre simpático (se bem que com muitos ares de falso) lá vai conseguindo votos, sem explicar o que quer que seja. Ao longo da campanha do PS, o eleitor tinha duas opções: ou lia o programa eleitoral (e desconfio que ninguém o leu) ou então assistia ao circo, habilmente montado pela máquina de campanha PS.
Estas eleições são um marco na história portuguesa, um político fica a saber que não "basta" ser inteligente, bom orador e bons ideiais para vencer, Não!, é preciso também ser bonitiinho, engraçadinho e sorridente...

Luís Filipe Menezes disse, hoje, no El País que esta foi a campanha "mais intelectualmente medíocre da história da democracia portuguesa" e eu, sinceramente, concordo. As campanhas rodaram entre assessores (e nós não temos culpa nenhuma), TGV e coligações...

O meu voto já está entregue... Em princípio não vencerei!
As minhas previsões:

PS - 35%
PSD - 32%
BE - 13%
PP - 10%
CDU - 8%

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